Londres é definitivamente uma cidade de travessias: O rio Tâmisa serpenteia todo o cinturão da cidade, fazendo com que se veja pontes de todos os tipos. Hoje, já é possível contar mais de 200, contando entre as mais antigas (como a London Bridge – torre de Londres – que data desde os tempos romanos) e as mais recentes (como a Tower bridge – Ponte da Torre – que foi a última construída em 1973). Nesse ano de 2015, entretanto, mais uma estrutura estará se juntando a lista.
A competição Nine Elms to Pimlico bridge está sendo realizada para decidir qual projeto será escolhido, com data final prevista para o dia 24 de Julho deste ano. O conceito votado se tornará a mais nova ponte que liga os dois distritos mencionados em seu nome. Com atualmente mais de 80 projetos indicados, a comissão organizadora espera um novo ‘ponto turístico’ na região que acompanhará a rápida transformação e crescimento da região (antes considerada um amontado de galpões, hoje está ofuscando outros bairros residenciais da cidade).
Segundo a descrição do projeto do prórpio site:
“Essa competição, chama arquitetos de todo o mundo para mostrar mostrar seus projetos excepcionais e inspiradores para a nova ponte no centro da mais grandiosa cidade do Mundo. O projeto vencedor terá que ganhar os corações de todos os londrinos que são extremamente orgulhosos de seu rio e sua rica herança arquitetônica.
O projeto deve se harmonizar entre a arquitetura de ponta que cresce ao sul e a elegante perspectiva do norte. Os dois lados da ponte devem se integrar sensivelmente com seus arredores a prover uma suave e segura experiência para os pedestres e ciclistas que a usarem“.
A competição estabeleceu diretrizes pensando em soluções mais modernas e ambientais, como a acomodação de pedestres e ciclistas, a altura necessária para o trânsito de barcos, a preocupação com a estrutura ao redor e o impacto cultural/regional. As possibilidades da nova ponte são várias, com inúmeros estilos. Os tipos de suporte, por exemplo, variam de arcos ou estruturas pontudas, a até mesmo algumas que aparentam não ter apoio nenhum! Algumas submissões certamente ganharão a atenção imediata dos olhares, por sua renderização muito aproximada da realidade, tornando o projeto quase uma fotografia real.
Qual você elegeria o vencedor? Todos os projetos podem ser encontrados no site oficial da competição.
Fontes:
Wired