Organizado pela UNESCO para estimular a leitura, pubicação e direitos dos autores, o Dia Mundial do Livro foi celebrado pela primeira vez no dia 23 de Abril de 1995. O escritor Miguel de Cervantes havia morrido neste dia e, como uma forma de homenagem, a Espanha declarou a data que mais tarde foi incorporada ao Mundo todo. Como ler é uma forma de viajar (pois te transporta a varios lugares diferentes), nada melhor que conhecer lugares icônicos relacionados à literatura para se visitar em sua próxima viagem!
![]() |
|
Fundação Ernest Hemingway – Local de Nascimento e Museu (Oak Park, Illinois, Estados Unidos)
É possível observar com detalhes todos os cômodos da casa onde o autor nasceu, em 1899. Construída pela sua avó e recentemente restaurada, o jovem Hemingway passou os primeiros 6 anos de sua vida na residência com decoração vitoriana. No museu (bem próximo à residência), vários artefatos e fotos raras estão em exposição (incluindo seu diário de infância e cartas de pessoas que mais tarde seriam sua inspiração para outros personagens literários). Outras atrações mostram também a paixão do autor por natureza e artes, além de seu envolvimento nos cenários das Guerras Mundiais e o mundo dos filmes.
Túmulo de Herman Melville, Cemitério Woodlawn, Bronx, Nova York
![]() |
|
Casa de Oscar Wilde – Irlanda
O local serviu como residência para autor entre os anos de 1855 a 1878. Seu projeto de restauração envolveu a reforma de antigos móveis, pisos, papéis de parede e vários outros objetos que pertencem a casa. O hall, as escadas e o primeiro andar foram descorados com pinturas históricas, espelhos antigos e móveis que reproduzem com fidelidade o estilo georgiano da época da Irlanda.A antiga sala de consultas do pai do artista, localizada no terceiro andar, está totalmente preservada com vários itens originais. O porão da casa se tornou um café frequentado pelos turistas e estudantes (que podem fazer programas de estudo dentro da residência).
![]() |
|
Casa de Liev Tolstoy, Yasnaya Polyana, Russia
O lugar onde o escritor nasceu e escreveu duas de suas maiores obras está localizado a quase 200 km da capital Moscou. Foi ocupado pelos nazistas por 45 dias durante a Segunda Guerra Mundial, mas todo o seu conteúdo original continua no local (Por sorte, 110 pacotes com grande parte do conteúdo do museu conseguiu ser evacuado para Moscou na época da invasão alemã)
![]() |
|
Casa de Friedrich Nietzsche, Sils-Maria, Suíça
A casa onde Nietzsche viveu entre os verões de 1881 e 1883 até 1888, oferece uma incrível biblioteca pessoal do filósofo: Ela contém uma das coleções de livros mais completas de vários idiomas que o autor já colecionou
![]() |
|
Casa e Museu de Charles Dickens – Inglaterra
Sua casa onde viveu de 1837 a 1839 foi fielmente restaurada e expõe vários manuscritos, edições raras de suas obras, itens pessoais, pinturas (e outras obras visuais), além de uma biblioteca de pesquisa (que possui itens exclusivos do museu)
![]() |
|
Túmulo de Washington Irving – Cemitério de Sleepy Hollow, Nova York
Foi enterrado no Cemitério onde escreveu seu conto mais famoso. Sua lápide está localizada próxima à antiga Igreja Holandesa, que em sua história, era o local de descanso do lendário Cavaleiro sem Cabeça. Hoje o local oferece passeios e diversas informações sobre o escritor.
![]() |
|
Estação de Baker Street – Londres
A estação Baker Street, localizada dentro do imenso sistema de metrô de Londres é uma das primeiras a serem construídas na área subterrânea, em 1863. O nome também é dado à rua onde vive o personagem principal de Conan Doyle, Sherlock Holmes. Como homenagem, vários azulejos por volta da estação são decorados com a icônica silhueta de detetive e seu cachimbo.
Fontes:
Flavor Wire
Ernest Hemingway Foundation of Oak Park
American College Dublin