Aeroporto Don Mueang
(Tailândia)
Tipo: Internacional | Número de pistas: 2 | Deslocamento de aeronaves: 34,261 | Deslocamento de passageiros: 5,983,141 [Dados de 2012]
Olhando de longe, o aeroporto parece normal como qualquer um. Entretanto, no meio das duas pistas se encontra nada menos do que um campo de golfe ativo.
Os primeiros voos para Don Muang foram realizados em 8 de Março de 1914, envolvendo o transporte de aeronaves da Força Aérea Real Tailandesa. Três anos antes, o governo da Tailândia enviou três oficiais do exército para a França, para serem treinados e se tornarem pilotos. Quando completaram seu treinamento, foram autorizados a comprar quatro modelos Breguets e quatro Nieuports, que formaram a base da Força Aérea.
Os voos comerciais começaram em 1924, com a primeira chegada de um modelo da companhia KLM. Como originalmente o aeroporto era de operações militares e já possía a pista de golfe no local, o campo foi mantido após a abertura de voos comerciais.
O campo de golfe, chamado de Kantarat (a antiga Força Aérea Real Tailandesa), começa a aproximadamente 800 metros ao sul do terminal doméstico. O aspecto do local pode não ser do padrão de um campo para campeonatos internacionais (o terreno é totalmente plano e reto). Entretanto, é impossível não deixar de lado a dificuldade de jogar tendo que lidar com os ruídos de aviões de grande porte e o efeito causado nas bolas de golfe por conta dos pousos e decolagens.
Por incrível que pareça, o campo não possui nehum tipo de separação entre as pistas. A única restrição é um aviso luminoso indicando quando não é possível se locomover (por conta do trânsito de aeronaves). Atualmente, o acesso se tornou mais restrito devido a medidas de segurança e pelo aumento de tráfego de aviões (o que impressiona pelo fato de não ser restrito há tempos atrás)
Fonte: